Construnil Materiais para Construçao

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Argamassa Colante - Aprenda a assentar pisos sem desperdiçar argamassa colante

Reportagem: Eliane Quinalia


Para fazer um bom assentamento de pisos, é preciso primeiro estimar a quantidade de argamassa colante que será necessária. Nesta reportagem, vamos mostrar como calcular a quandidade exata usando como exemplos diferentes metragens de obras.
Inicialmente, saiba que a argamassa colante, também conhecida como cimento cola, é um produto industrializado, utilizado no assentamento de revestimentos cerâmicos, porcelanatos, pedras e pastilhas. Aplicá-lo é simples: após a mistura em água do conteúdo industrializado – entregue ensacado ou em silos –, espalha-se uma camada sobre o contrapiso depois assenta-se o revestimento.

Na própria embalagem, algumas orientações sobre a quantidade recomendada de produto para determinadas metragens podem ser observadas. Em geral, tenha como regra que o consumo de argamassa colante em camadas simples deve ser em média de 5 kg/m2. Já as aplicações feitas em obras que exijam dupla camada costumam utilizar aproximadamente 8 kg/ m2 no assentamento de pisos.
Por essa razão, para assegurar a qualidade do assentamento e o desempenho da argamassa colante, o pedreiro deve seguir todas as instruções da embalagem, desde a indicação da quantidade correta de água, respeitando o tempo máximo de utilização do produto já misturado, que em geral é de 2h30 minutos.

Além disso, as ferramentas e dosagens corretas não podem ser menosprezadas, pois isso garante um bom assentamento.
Uma boa dica nestes casos é evitar o uso de quantidade de água “a olho” e utilizar a mistura por tempo maior que o indicado na embalagem. Tais atitudes, comuns em obras, podem prejudicar o desempenho do serviço executado. Lembre-se ainda que nas áreas em que uma grande aplicação de argamassa será necessária, recomenda-se esperar o tempo adequado de maturação (ou tempo de caixote). Ou seja, o tempo que a argamassa recém-misturada precisa ficar na masseira antes de ser aplicada (aproximadamente 15 minutos). Além disso, deve-se considerar também o tempo em aberto (prático), referente ao prazo máximo para assentar o revestimento, após a extensão dos cordões de argamassa (na maioria dos casos, entre 15 e 20 minutos).

Na dúvida, cheque com o fabricante se existe um guia, geralmente fornecido junto ao produto, para auxiliar a aplicação das argamassas colantes industrializadas.

Exemplo De Cálculo:

Para assentar uma cerâmica de 20 x 20 cm (camada simples = 5 kg/ m2) em uma área de 20 m2, o consumo de argamassa colante será de 100 kg – valor equivalente a cinco sacos de 20 kg.
Já para cerâmicas de 40 x 40 cm (camada dupla = 8 kg/m2) em áreas de 30 m2, o consumo será de 240 kg ou 12 sacos de 20 kg.

Um jeito simples é calcular a quantidade de acordo com a área a ser assentada, multiplicada pelo consumo. Um bom exemplo seria usar uma sala de 5,0 x 5,0 m (camada simples), com consumo aproximado de 5 kg/ m². Assim:
5 m x 5 m = 25 m²
25 m² x 5 kg/m² = 125 kg

Para achar o número de sacos, basta dividir o valor pela quantidade de argamassa de cada saco. Exemplo:
125 kg : 20 kg/saco = 6,25

Como não existe 0,25 saco, arredonda- se o resultado para cima, neste caso chegando a sete sacos de 20 kg no total.

Fonte: Diogo Gonçalves, assistente de produtos da Saint Gobain

 

Construnil
Fone (62) 3339-1170 / (62) 3339-1102